As melhores ações para comprar também podem estar ligadas a empresas com negócios sustentáveis.
É possível utilizar a estratégia ESG, que tem como foco os empreendimentos que atendem a critérios ambientais, sociais e de governança – que são os pilares da sustentabilidade empresarial.
Pensando no longo prazo, essa pode ser uma escolha interessante porque a sustentabilidade tem ganhado muita força com o passar dos anos.
Assim, analisando ações, isso pode ser considerado para deixar sua carteira com papeis vantajosos.
Se antes a bolsa de valores era considerada inacessível para a população. Hoje são mais de 4 milhões de contas de pessoas físicas em renda variável. O valor em custódia é de R$ 490 bilhões.
Hoje é muito fácil comprar e vender ações pela internet, seja pelo computador ou pelo próprio celular.
Quem investe em ações tem como objetivo ganhar dinheiro.
As duas principais formas para ganhar dinheiro são:
– Ganho de capital: diferença positiva entre o preço de venda e o preço de compra de uma ação (quando a ação se valoriza e sobe de preço)
– Proventos: são os dividendos e juros sobre capital próprio e bonificações.
Os ganhos de capital podem ser muito maiores do que a renda fixa oferece. Já os dividendos são uma parte do lucro líquido da empresa, que é distribuída entre os acionistas de forma proporcional a quantidade de ações que ele possui.
Qualquer pessoa física ou jurídica pode investir em ações, diretamente ou através de uma corretora, comprando cotas de fundos de investimentos focados em renda variável.
O número de investidores no Brasil é baixo, se comparado com outros países. Nos Estados Unidos por exemplo, metade das pessoas físicas investem na bolsa, enquanto na Europa e Ásia, a proporção é de 20 e 30% da população.
Ainda há um longo caminho pela frente para mudar a cultura de investimentos do brasileiro, porque a renda variável exige conhecimento sobre a dinâmica do mercado, mais tolerância ao risco e a capacidade, até psicológica, de lidar com as oscilações e incertezas.
Mas podemos dizer que hoje, o brasileiro está dando seus primeiros passos fora da zona de conforto da renda fixa.
Para investir em ações, você deve abrir conta em uma corretora de valores habilitada e credenciada da CVM, que será responsável por executar suas ordens de compra e venda de ações na bolsa. Toda negociação é feita em tempo real.
Não sabe por onde começar, deixe que um de nossos agentes te ajude!!