AçõesFundo de investimentoFundos ImobiliáriosRenda FixaRenda VariávelTesouro Direto

Melhores Investimentos 2022

Sempre que um novo ano se inicia, investidores buscam novas tendências e oportunidades do mercado financeiro. Por isso, agora é o momento que muitas pessoas estão procurando pelos melhores investimentos 2022

2022 é um ano que será atípico, pela retomada econômica por conta da pandemia do coronavírus e também pelas eleições presidenciais. O país passa por um período imprevisível, por isso a resposta sobre quais são os melhores investimentos para se fazer em 2022 não é tão simples.

Fatores de risco

Devemos considerar vários fatores de risco no curto prazo, que podem alterar ainda mais o cenários dos investimentos do próximo ano, como:

1.       Previsão de inflação mais alta

2.       Eleições presidenciais

3.       Instabilidade no âmbito fiscal

4.       Maior percepção de risco no Brasil pelos estrangeiros

5.       Projeção dos economistas de menor crescimento econômico

6.       Expectativa de maior elevação da Taxa Selic.

O melhor investimento sempre vai depender de cada investidor, que vão levar em conta o quanto ele suporta o risco, prazos e objetivos pretendidos.

Diversificação é o segredo para que os investimentos sejam rentáveis, então vale a pena seguir essas dicas para que sua carteira fique bem distribuída:

·         Ações em bolsa de valores

·         Ações small caps

·         Ativos de renda fixa

·         Investimentos no exterior

·         Fundos de investimentos imobiliários (FIIs)

Melhores Investimentos 2022
Melhores Investimentos 2022 – Foto de Alesia Kozik no Pexels

Ações

O cenário político e econômico atual traz bastante pessimismo para os investidores de renda variável. No final de 2021 houve uma queda generalizada na cotação dos ativos na bolsa.

Assim, podemos ver que no acumulado do ano, houve um desempenho negativo do Índice Bovespa (Ibovespa), mas o curioso é que, apesar das notícias ruins, e das cotações em baixa, as empresas do Ibovespa nunca lucraram tanto quanto no final de 2021. Não apenas em termos nominais, mas também em termos reais.

Pelo fato da inflação estar mais alta, os preços dos ativos da bolsa já deveriam estar subindo apenas para repor a perda de valor do real. Isso já tem acontecido com outros ativos reais, como carros e imóveis.

Mas nesse cenário, de inflação mais alta, de lucros reais em patamares recordes e dos preços em baixa, surgem grandes oportunidades para investimento em ações em 2022, pois é possível observar um descolamento claro entre o preço e o valor das ações das empresas.

Para os investidores de longo prazo, há uma oportunidade de investir em bons ativos por preços que tem uma grande margem de segurança.

Small Caps

As small caps vem, cada vez mais, atraindo novos investidores.

As cotações das empresas de menor valor de mercado sofrem mais no final de 2021, pois são as empresas com papéis de menor liquidez financeira no mercado, e por ser menor e menos consolidada, tem uma percepção de risco maior pelo mercado.

Enquanto as cotações caem, a maior parte das empresas da bolsa estão com lucro em patamares recordes. Nesses ativos, é possível observar uma discrepância maior entre preço e valor.

O investimento em small caps pode ser interessante, mas é preciso ter cuidado, porque a volatilidade desses papéis deverá ser ainda mais elevada.

Curtiu? Veja como é fácil investir em Ações

Fundos imobiliários

Por estarem ligados a ativos imobilizados, a volatilidade financeira é menor do que nas ações, por exemplo. Ainda, os FIIS distribuem dividendos com recorrência mensal, junto com a rentabilidade, fica melhor para o investidor.

Além da previsibilidade e da maior estabilidade, os fundos imobiliários também podem ser mecanismos de grande geração de valor e de rentabilidade. Há grandes oportunidades de investidores aplicarem nos fundos imobiliários em 2022, pois ano passado muitos preços caíram.

Os investidores que não deixaram de fazer aportes em fundos imobiliários ao longo do ano, devem ter retornos bem satisfatórios ao longo do tempo. Alguns dividendos já estão na casa dos dois dígitos.

Curtiu? Veja como é fácil investir em Fundos Imobiliários

Ações no exterior em 2022

Muitos investidores ficam na dúvida entre investir aqui no país ou lá fora, pois as oportunidades de ações aqui são grandes.

Porém temos que pensar que o câmbio do dólar está em patamares recordes, mas mesmo assim, o investimento no exterior ainda apresenta vantagens:

·         Investimento em empresas de setores que não há na B3

·         Possibilidade de analisar mais companhias, pelo menor número de ativos

·         Usufruir dos benefícios da diversificação geográfica

·         Se expor às maiores empresas do globo

·         Proteger-se da apreciação do dólar.

A maior vantagem, sem dúvida, é a diversificação geográfica que o investimento no exterior proporciona. Assim, o investidor protege parte do seu patrimônio dos riscos específicos do país.

Um risco grande é o risco político, devido às eleições presidenciais de 2022 e o risco fiscal.

Essas variáveis fazem com que a Taxa Selic e a inflação doméstica possuam impacto direto no câmbio do dólar. Com isso, o câmbio pode se elevar ainda mais a curto e médio prazo, favorecendo ainda mais os investimentos no exterior.

Além disso, as opções de empresas e setores são bem maiores.

Renda fixa

Com as oportunidades da renda variável, muitos investidores acabam deixando a renda fixa de lado, mas é preciso reconhecer que a renda fixa se tornou muito mais atraente nos dias atuais, por conta da inflação mais alta e as taxas de juros de volta às casas dos dois dígitos.

Isso tem feito o CDI superar o índice Bovespa nos últimos 25 anos.

Curtiu? Veja como é fácil investir no Tesouro Direto

Poupança

Pessoas conservadoras, que procuram segurança jamais deixarão de investir na poupança.

É a aplicação mais popular entre os brasileiros e o saldo supera um trilhão de reais. Porém a inflação de preços impacta diretamente o rendimento real da poupança, afinal de contas, quanto maior os preços na economia, menor o ganho de poder de compra que o rendimento da aplicação pode proporcionar.

A rentabilidade da poupança é baixa, quando não negativa.

Por isso, em regra, não vale a pena investir na poupança quando é possível encontrar outros títulos tão seguros quanto e que pagam uma remuneração maior.

Se o objetivo do investimento for preservar o poder de compra no futuro, o investidor deverá buscar isso através de outras opções de investimento, mais vantajosas.

Compreender a influência da taxa de juros nos investimentos é fundamental para qualquer investidor. Ela funciona como a balança do mercado, e traz impactos negativos e positivos para os ativos, dependendo de sua variação.

Não podemos esquecer que construir uma carteira com diferentes classes e tipos de investimento, deixam o investidor menos exposto à volatilidade.

Um fator que causa a queda de um ativo da carteira pode ocasionar a alta no preço de outro investimento, atenuando variações mais expressivas no valor da carteira.

Curtiu? Veja como é fácil investir na Poupança

Não sabe por onde começar, deixe que um de nossos agentes te ajude!!

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos.