O que é Ethereum, ainda vale a pena e como investir?

A maioria das pessoas conhecem a Bitcoin, a criptomoeda mais famosa no mundo, mas não sabem o que é Ethereum, uma opção bastante atrativa de investimento.

O Ethereum trata-se de uma criptomoeda que oferece ao investidor uma rede que não possui um coordenador ou centralizador, então o sistema funciona sem qualquer censura.

O que é Ethereum, ainda vale a pena e como investir
O que é Ethereum, ainda vale a pena e como investir

Esse é um enorme diferencial para qualquer investidor, pois a maior parte de tudo o que nós fazemos, sejam compras, investimentos ou uso de serviços online está sob a batuta de empresas, bancos ou do governo.

Foi a partir daí que o Ethereum foi desenvolvido, como uma forma de ser uma concorrente direta da Bitcoin.

O Ethereum tem como “algo a mais” a adição de uma camada no banco de dados, para que assim as aplicações possam ser automatizadas e os ativos digitais registrados.

Por tudo isso, fica muito claro como é importante saber o que é Ethereum, se ainda vale a pena fazer investimentos nesta moeda virtual e, se sim, como realizar essas aplicações financeiras.

Quer saber tudo sobre o tema? Então acompanhe este texto até o final!

O que é Ethereum: Entenda tudo aqui!

O que é Ethereum Entenda tudo aqui
O que é Ethereum Entenda tudo aqui

A primeira coisa que você precisa saber, antes de entender se vale a pena investir nesta criptomoeda, é o que é Ethereum.

Afinal, sem saber do que ela se trata é difícil entender seu funcionamento e como investir neste ativo digital.

O Ethereum trata-se de uma blockchain descentralizada e que permite aos usuários realizar transações. Permitindo assim os portadores utilizar e guardar seus NFTs, jogar games, negociar as criptomoedas, entre várias outras funcionalidades.

Além disso, essa rede blockchain conta com um token próprio, da mesma forma que acontece com qualquer outra rede do tipo, que neste caso se chama Ether ou ETH, pela sua sigla.

Você pode adquirir este token dentro de quase toda Exchange e hoje ele é considerado como um dos mais importantes do mercado.

A rede Ethereum é vista como extremamente importante neste mercado de moedas virtuais e ela é, além disso, avaliada por meios como uma possível Web 3.0. Como o passo seguinte da internet, quando ela se tornará descentralizada.

É importante dizer que existem diferentes tipos de aplicações descentralizadas que podem ser realizadas na rede Blockchain, como:

A rede blockchain Ethereum tem um enorme potencial para trazer as mais variadas inovações para o mercado global, e isso inclui os ativos tradicionais, tais como as ações.

Portanto, fica bem claro como o Ethereum é uma criptomoeda ou moeda digital e, ao mesmo tempo, também uma tecnologia que funciona para banco de dados e para processamento automatizado.

A Ether, que é a moeda virtual nativa do sistema Ethereum, acabou por ser conhecida pelo mesmo nome da rede e hoje é tratada como sinônimo dela.

Hoje, a moeda Ether ou Ethereum é a 2ª maior em termos de valor de mercado ficando atrás somente da Bitcoin, e é a líder em número de projetos desenvolvidos.

Esta rede foi uma das responsáveis pela popularização dos ativos digitais, além de ter dado o passo mais importante para a existência de aplicações descentralizadas, como o metaverso e os games.

Como é que funciona o Ethereum?

Como é que funciona o Ethereum
Como é que funciona o Ethereum

Após compreender o que é Ethereum, você precisa saber exatamente como é que ela funciona na prática.

Mesmo que tenha sido a Bitcoin a primeira moeda virtual criada no mundo. A pioneira na adição de uma cama a mais de informação na rede blockchain foi o Ethereum, por meio do banco de dados compartilhado.

Dessa forma, o uso desta rede de usuários permite executar os chamados smart contracts ou contratos programáveis. Além de validar e processar as informações do que ocorre dentro dela.

A blockchain Ethereum é completamente independente da moeda virtual Bitcoin, então ela conta com uma rede própria de usuários e de processadores.

Portanto, qualquer usuário que desejar poderá oferecer na rede um poder computacional para processamento. Realizando registros e validações de transações sem que exista um controle central para isso.

As moedas virtuais adquiridas são sempre depositadas em endereços específicos e que funcionam em uma espécie de conta bancária.

Ainda que o registro público dessas moedas seja transparente, de forma geral, somente quem é dono da conta ou do endereço é que pode movimentar suas moedas.

Essa segurança tem como a garantia a criptografia, senhas que ajudam a tornar tudo totalmente protegido e contra eventuais fraudes.

Devido ao sucesso desse sistema Ethereum, várias outras empresas já tentaram tanto copiar quanto melhorá-lo para disputar com ele. Mas até agora não foram capazes e esta rede Blockchain continua sendo uma das principais no mercado.

Ethereum: Entenda para que ela serve?

Nem todo mundo que sabe o que é Ethereum entende exatamente tudo o que ela pode fazer e acredita que se trata apenas de mais uma criptomoeda.

A verdade é que existem diversas funções para a rede blockchain Ethereum, apesar de que a mais famosa entre elas é a função de finanças descentralizadas.

A De-Fi nada mais é do que a ação de permitir ao usuário receber e emprestar dinheiro sem que exista a necessidade da presença de um agente intermediário.

Além dessa função, na rede existem os aplicativos descentralizados, os DApps. Esses são responsáveis por aumentar bastante a segurança dos usuários e que têm uma variedade enorme de funções.

A rede Ethereum permite aos usuários comprarem suas criptomoedas de uma forma descentralizada por meio das exchanges descentralizadas ou DEXs, nas quais você negocia seus criptoativos sem intermediações.

Na Ethereum, também é muito comum haver a negociação dos populares NFTs, então os artistas podem monetizar os seus trabalhos de uma maneira mais autônoma e criando suas próprias comunidades de fãs.

Os especialistas acreditam que no futuro a tecnologia Ethereum para NFTs permitirá a validação dos certificados digitais da posse dos ativos.

Para mostrar como a rede é ampla, até mesmo redes sociais podem ser desenvolvidas dentro dela, para que as pessoas possam integrar-se mais e sem que sejam intermediadas por ninguém através desta tecnologia.

Todos esses motivos fazem com que a rede Ethereum seja um dos ativos digitais mais importantes do mercado na atualidade e mostram porque seu valor é tão elevado.

Ainda vale a pena investir na Ethereum?

É muito comum ver investidores questionando-se sobre se vale ou não a pena fazer investimentos em Ethereum. Será que vale a pena investir neste ativo digital ou buscar por outra opção?

Antes de qualquer coisa, não há uma única resposta pronta a esse questionamento, tudo vai depender, antes de tudo, do seu próprio perfil de investidor.

Este potencial investimento enquadra-se no seu perfil e na sua proposta como investidor?

O investimento feito em criptoativos é indicado para pessoas que possuem uma tolerância maior ao risco, dada as oscilações constantes e enormes deles.

Além disso, se o seu perfil se enquadra no investimento de criptoativos. É importante saber sobre a possibilidade da diversificação desta moeda virtual com outras, para reduzir os riscos.

Mas especificamente em 2022, ainda vale a pena investir em Ethereum?

A criptomoeda Ethereum tem demonstrado, neste ano, resultados muito superiores a qualquer outro criptoativo, o que inclui a própria Bitcoin.

Todo esse aumento e valorização da moeda está por conta de uma atualização que criou muita expectativa em investidores ao longo do ano.

Como os valores estão disparando, talvez esse não seja o melhor momento para adquirir esta moeda virtual. Mas é fato também que o investimento pensando no longo prazo é uma excelente ideia.

Afinal, com uma rede ampla e que permite diversas funções, além do desenvolvimento de diferentes e inovadoras tecnologias. A valorização desta criptomoeda tende a ser cada vez maior.

Então, se vale a pena investir em Ethereum, como fazer o investimento?

Entenda como investir em Ethereum

Da mesma forma que acontece com vários outros tipos de criptomoedas, você poderá comprar e vender esses ativos digitais de diferentes formas.

A maneira mais comum é através das corretoras de criptomoedas ou exchanges. Essas são responsáveis por intermediar as compras e as vendas feitas entre os usuários, mas elas cobram taxas a cada transação realizada.

Como as criptomoedas funcionam por meio de uma tecnologia que é descentralizada. Então há a possibilidade de realizar negociações de troca das moedas direto entre os dois envolvidos.

As três maneiras de como investir em Ethereum são, portanto, essas:

Investindo em Ethereum por meio das corretoras de criptomoedas

A forma mais tradicional de investir em Ethereum é através das corretoras de criptomoedas. Sendo elas muito indicadas para quem está iniciando nos investimentos, pois permite um suporte total ao cliente.

Essas corretoras funcionam de maneira totalmente digital e possuem o seu foco nos criptoativos, e você tem à disposição várias empresas desse modelo.

Através dessas corretoras, você vai colocar seu dinheiro naqueles ativos que achar melhor, de acordo com seu perfil e objetivos.

As empresas que funcionam como corretoras de criptomoedas, da mesma forma que acontecem com outros tipos de investimentos, cobram uma taxa de corretagem para custear esse serviço oferecido ao usuário.

Por meio do auxílio destas corretoras, os investidores têm acesso a diferentes possibilidades de contratos e de criptomoedas ou criptoativos disponíveis para aplicar.

As informações sobre os valores e as cotações das criptomoedas podem ser facilmente visualizadas na plataforma de uma maneira intuitiva, prática e dinâmica.

Dessa forma, fica bem mais fácil para quem é iniciante em investimentos começar a aplicar nas Ethereum.

É muito indicado que você que está iniciando comece por essas plataformas e atue com calma, procurando o suporte oferecido pela corretora para fazer as melhores escolhas e investimentos.

Investir via fundos de investimentos

Uma segunda opção para quem deseja saber como investir em Ethereum é através dos fundos de investimentos.

Os fundos de investimentos já são muito conhecidos dentro do mercado financeiro. E há muitos investidores que optam por eles para aplicar nos mais diferentes ativos.

Por conta do potencial que têm as criptomoedas no mercado financeiro, os fundos de investimentos que trabalham com a Ethereum e outros criptoativos surgem como uma ótima opção aos investidores.

Você poderá comprar cotas do fundo de investimento e colocar seu dinheiro junto com outros cotistas para que ele seja administrado por um gestor especializado.

O fundo, através do papel do gestor, vai direcionar o capital dos cotistas para a compra das criptomoedas Ethereum.

Com este tipo de investimento, o investidor não precisa preocupar-se diretamente com a gestão dos recursos, pois esse papel é terceirizado ao gestor do fundo.

O valor obtido com a liquidez da criptomoeda é dividido igualmente entre os cotistas, de acordo com o número de cotas que cada um possui.

Investindo por meio dos EFTs

A última opção de como investir em Ethereum é por meio dos EFTs, os Exchange Traded Funds.

Através dessa opção, você irá negociar os fundos dos índices, adquirindo os produtos diretamente na plataforma.

Os produtos são como se fossem “pacotes” que contam com determinadas frações da criptomoeda, podendo eles ser compostos apenas pela Ethereum ou por uma combinação entre diferentes criptoativos.

Você deve avaliar bem quais os EFTs que estão disponíveis para, assim, realizar o seu investimento de acordo com seus objetivos dentro do prazo estipulado.

Conclusão

Como foi visto aqui, muitas pessoas ainda não sabem o que é Ethereum. E estão perdendo uma enorme possibilidade de investimento com uma rede de blockchain inovadora que cresce cada vez mais no mercado.

Neste texto, você conheceu sobre o que é Ethereum e tudo o que compõem essa enorme rede, incluindo o seu próprio token, e se ainda vale a pena, em 2022, fazer investimentos nela.

Além disso, aqui foram mostradas três formas de como investir neste ativo digital, e assim ficará mais fácil para você escolher aquela opção que adequa-se mais ao seu perfil de investidor.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é Ethereum e como investir?

Não sabe por onde começar, deixe que um de nossos agentes te ajude!!

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos.