Tesouro Direto

Tesouro Direto – Como Investir?

A maneira mais fácil e completa para investir no Tesouro Direto é através de uma corretora. Esse investimento tem chamado a atenção dos brasileiros nos últimos anos, principalmente por sua rentabilidade ser superior a poupança. Com ele, qualquer pessoa pode “emprestar” dinheiro para o governo e receber uma rentabilidade por isso. É só escolher uma corretora de confiança e faça o cadastro, aportando o valor que deseja investir.

Mesmo a meio de tantas mudanças e incertezas devido a pandemia, o Tesouro Direto reafirma sua posição como uma aplicação segura, até em momentos de crise.

O tesouro direto oferece diferentes opções de títulos, que veremos abaixo, e saber qual é o melhor deles não é uma tarefa fácil, mas explicaremos tudo aqui.

Tesouro Direto – Como Investir
Tesouro Direto – Como Investir – Foto do Pexels

O que é Tesouro Direto

Criado em 2002, em conjunto com a Bolsa de Valores e a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), trata-se de um programa do governo para negociações de títulos para pessoas físicas, de maneira fácil e online.

Investir em tesouro direto é uma opção de investimento seguro, e é possível fazer aportes a partir de R$ 100,00.

O investimento em tesouro direto é da modalidade Renda Fixa, ou seja, é possível conhecer a rentabilidade no momento da aplicação.

Funciona como um empréstimo, que você faz ao governo. Em troca do seu dinheiro, o governo lhe oferece um título de crédito, que terá um prazo de vencimento definido. Quando vencer o prazo, o governo lhe devolve o dinheiro, juntamente com os juros que foram acordados no momento da aplicação.

Cada um dos títulos do Tesouro Direto tem características diferentes, vamos entender quais são os títulos e como eles funcionam:

Curtiu? Veja como é fácil investir no Tesouro Direto

Tesouro Direto Selic

Investir no Tesouro Selic é a opção mais conservadora, quando se fala em investir em títulos públicos.

A rentabilidade é baseada na taxa de juros da econômica, a Taxa Selic. Ou seja, a rentabilidade pode variar de acordo com esse índice, e a quantia exata do seu rendimento você vai conhecer somente no momento de resgatar o investimento.

Investir no Tesouro Direto Selic é vantajoso quando a taxa de juros tende a subir, e quando o investidor sabe que não precisará do dinheiro antes do momento do resgate.

Se ocorrer de precisar do dinheiro antes da data estipulada do resgate, é possível que não consiga uma rentabilidade boa, por estar “tirando” o dinheiro antes do tempo que foi combinado.

Tesouro Prefixado

Possui uma rentabilidade fixada no momento da contratação.

A rentabilidade não vai depender de nenhum índice ou indicador do mercado, é uma taxa fixa e não terá oscilações.

Também é recomendado que faça o investimento de um valor que você não precisará antes do vencimento do título, pois a retirada antecipada fará com que você não receba o valor dos juros que foi prefixado.

Tesouro prefixado com juros semestrais

Possui também uma rentabilidade definida no momento da contratação, e não sofre variações ao longo do tempo.

A diferença desse investimento, é que o investidor pode receber os juros semestralmente.

Tesouro IPCA

Essa modalidade possui uma parte de rentabilidade fixa e outra variável.

É baseada no índice oficial da inflação. Isso quer dizer, que a sua rentabilidade estará sempre superior a inflação e isso é bom para aumentar o poder de compra do dinheiro.

O valor do rendimento não é possível prever no momento da aplicação, mas é possível ter uma ideia.

Tesouro IPCA com Juros Semestrais

Aqui, o investidor tem a opção de receber os juros semestralmente, retirando assim, a quantia prefixada + a taxa que sofre oscilações conforme o IPCA (Inflação)

As vantagens de investir no tesouro direto são várias.

Não é preciso muito dinheiro para investir, pois é possível aplicar com menos de R$ 100,00. Além disso, se você mantem o seu dinheiro guardado na poupança, saiba que o Tesouro Direto pode render mais que o dobro do que a rentabilidade oferecida pela poupança.

É possível programar aplicações para uma data específica ou periódica, além disso os títulos podem se valorizar, dando a opção de você vende-lo por um preço mais alto do que comprou.

Caso você precise do dinheiro para alguma urgência, é possível vender o seu título para o governo e resgatar o seu dinheiro. A maioria das corretoras disponibiliza o valor em D+1. É importante conhecer esse prazo no momento da contratação, para saber qual é o prazo que você pode ter o seu dinheiro de volta se você precisar para alguma emergência.

Na hora de escolher qual é o Tesouro Direto melhor para você, é importante avaliar as características de cada um e aí definir qual deles atende a sua necessidade.

Se você estiver procurando uma opção para usar como reserva de emergência, opte pelo Tesouro Selic, que tem a maior liquidez.

Você nunca vai perder dinheiro investindo no Tesouro Direto, mesmo com as oscilações do mercado financeiro. Mas é importante lembrar que essa opção de título é a mais indicada para investimentos de longo prazo.

Se a intenção é aposentadoria ou comprar um imóvel por exemplo, o Tesouro IPCA pode ser uma boa opção.

Como investir no Tesouro Direto

O primeiro passo, como já informamos é abrir uma conta em corretora.

Insira seus dados pessoas, e crie um login e senha.

Com isso feito, transfira dinheiro de sua conta bancária para a sua corretora, através de uma TED. Lembrando que a TED precisa ser da mesma titularidade da sua conta, pois não é aceito transferência de terceiros.

Ao entrar na sua plataforma de investimentos, clique na opção Renda Fixa / Tesouro Direto. Ali ficará listado todas as opções de tesouro direto para você investir.

Antes de aplicar seu dinheiro, a corretora fará algumas perguntas, que definirá qual é o seu Perfil de Investidor.

Através dele, a corretora irá avaliar sua situação financeira, de acordo com a sua renda e patrimônio, idade, conhecimento de mercado financeiro e seus objetivos com aquela aplicação.

No final do teste, você receberá o resultado do seu perfil, que normalmente será conservador, moderado ou agressivo.

Com isso, a corretora lhe dará opções de investimento que serão condizentes a sua tolerância ao risco. 

Não sabe por onde começar, deixe que um de nossos agentes te ajude!!

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos.

Comments are closed.