Ações

Como viver de dividendos?

É realmente possível viver de dividendos?

Essa é a pergunta que todo investidor se faz. Viver de dividendos significa que os investimentos em ações trazem proventos que serão capazes de arcar com todos os seus custos. Trata-se de viver com uma renda passiva. Na teoria, é simples: ao comprar uma ação de uma empresa, ela pode valorizar e essa ação pode distribuir parte do lucro em dinheiro. Portanto, para viver de renda de dividendos, basta que você tenha a quantia certa de dinheiro aplicado para conseguir viver.

Para isso é preciso se planejar financeiramente, acumular patrimônio e mantê-lo investido.  É necessário acumular uma quantia ao longo do tempo, mas primeiro você precisa calcular:

 – quanto você ganha mensalmente

 – quais são os valores de suas contas fixas

 – quanto consegue economizar mensalmente

 – qual o valor que precisa de renda mensal para viver tranquilamente.

Esses cálculos são importantes, afinal, estamos falando sobre a sua independência financeira.

Viver de dividendos traz muitos benefícios, como parar de trabalhar, viajar, estudar sem preocupações com suas finanças. Se não quiser parar de trabalhar é possível trabalhar menos, trocar de emprego. Tudo depende de você, afinal o maior benefício de viver de dividendos é a liberdade de escolha.

Curtiu? Veja como é fácil investir em Ações

Para viver de dividendos, é preciso fazer um planejamento financeiro, conforme já falamos anteriormente. Para esse planejamento, é necessário entender quanto do seu salário vai para contas fixas e quanto é gasto de forma superficial, para que você tenha uma ideia do quanto pode ser investido mensalmente.

Para ter um rendimento de R$ 5.000,00 por exemplo é necessário que você tenha aplicado cerca de R$ 1.000.000. Com esse valor em sua carteira de ações pagadoras de dividendos render pelo menos 0,5% ao mês já é possível viver de dividendos.

O caminho mais natural é que você vá aumentando o volume de aportes, para chegar mais rápido a um montante que possibilite que você viva de renda passiva.

Porém é importante lembrar que dividendos é uma renda variável. Então, nem sempre uma empresa distribuirá dividendos da mesma forma. Fique atento a isso.

Viver de dividendos
Viver de dividendos – Foto de Burak Kebapci no Pexels

Quais são as ações que pagam dividendos?

Agora que já sabemos que é possível viver de dividendos, é importante saber escolher as ações que pagam os melhores dividendos.

De nada adianta ter um bom planejamento e escolher as ações erradas. Além disso, nem todas as empresas pagam dividendos.

O período de pagamento dos dividendos é definido pelo conselho de administração e quando chega o momento há a opção de sacar ou reinvestir em mais ações. As empresas que distribuem mais proventos possuem um dividend yield maior.

No caso da bonificação, o pagamento de provento é realizado com ações adicionais para o acionista, e trata-se de uma bonificação. A quantidade de ações recebidas deve variar de acordo com a quantidade de ações que o investidor possui.

Há também o dividendo especial extraordinário, que pode ocorrer por diversos motivos, como ganhos inesperados ou aumento súbito de fluxo de caixa.

A escolha das ações é uma etapa muito importante. Para escolher bem, é preciso estudar bem a análise fundamentalista. Afinal, viver de dividendos é um objetivo de longo prazo e nem todas as empresas passam no teste do tempo.

Você precisará gerenciar sua carteira de ações. E principalmente, diversificá-la.

No caso de algumas ações apresentarem performances negativas, outras podem compensar as perdas.

Algumas atitudes podem ajudar no processo de ganhar dinheiro de verdade com dividendos. São elas:

 – tenha investimentos de curto prazo: é importante ter aplicações para curto e médio prazo. Assim, se caso for necessário, você pode resgatar o dinheiro antes da hora.

 – cuidado com as falsas promessas: o que não falta no mercado financeiro são as promessas de dinheiro rápido e fácil, ou promessas de renda variável com uma rentabilidade fixa no mês. Pode ser tentador multiplicar várias vezes o rendimento, mas muitas vezes, são armadilhas para arrancar o seu dinheiro e sumir com ele.

 – não arrisque valores grandes: se o seu perfil de investidor for agressivo, separe uma pequena parte do seu capital para alocar em ativos de alto risco. Mesmo assim, escolha muito bem os papeis que você vai comprar.

Riscos

Como todos os investimentos de renda variável, há risco de você perder o seu dinheiro. As empresas em que você é acionista podem passar por crises sérias, fecharem ou falirem.

Por isso é importante diversificar bem a carteira. Se você tem o seu capital bem distribuído, não será afetado se ocorrer uma crise dessa.

Como investidor, você pode ver todo o seu dinheiro desvalorizar mais de 50% em alguns anos. Mas se você tem um perfil agressivo e opta pelo risco da perda, também está optando pela possibilidade de ter ganhos altos, bem acima das outras categorias de investimento, como a renda fixa por exemplo.

Outra forma de se proteger é ter um fundo de emergência, aplicado em renda fixa. Calcule pelo menos 6 meses do seu custo de vida mensal e guarde-o em um ativo de renda fixa ou no Tesouro Direto. Assim, você não ficará desamparado.

Quando e como os dividendos são pagos

O período de pagamento de dividendos é definido pelo Conselho de Administração da empresa.

Quando o conselho toma a decisão, é formalizado na CVM e divulgado a data de pagamento e o valor do dividendo pago por ação.

Essas são as informações que deverão ser publicadas:

 – ultimo dia com data de referencia para quem tem direito ao dividendo

 – dia em que o preço da ação sofre o ajuste. Quem compra a ação nesse dia ou depois não tem direito a receber os dividendos anunciados

 – data de pagamento, que é o dia que os acionistas recebem o provento.

O dinheiro dos dividendos é depositado direto na conta corrente do acionista.

Para começar a investir com foco em dividendos, a primeira coisa a se fazer é abrir uma conta em corretora, e transferir seu dinheiro para lá. A maioria das corretoras tem alguns fundos de ações e também uma equipe especializada para dar suporte, de acordo com o objetivo de cada investidor.

Não sabe por onde começar, deixe que um de nossos agentes te ajude!!

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos.

Comments are closed.