Opções

Investimento em Opções: o que é e como funciona?

Muitas pessoas dizem que ganharam dinheiro com Investimento em Opções e que é fácil dobrar e até triplicar o capital com elas. Mas será que ganhar dinheiro com opções é tão fácil assim?

O mercado de opções não é simples, mas sim um sistema bem complexo e precisa ser bem estudado para que você consiga um bom resultado. Não se esqueça, que quando falamos de renda variável, seu capital está em risco.

Com opções é possível ganhar na alta e na baixa do mercado. Se a bolsa cair, com opções, você pode ganhar dinheiro.

Curtiu? Veja como é fácil investir em Opções Binárias

O que são as Opções

Uma opção é um contrato entre duas partes que tem obrigações e direitos como qualquer outro contrato, sendo negociado através da Bolsa de Valores e acontecem por um determinado período, seja para compra (oque chamamos de Call) ou para venda (Put) e são atreladas a um lote de ações, chamado preço de exercício ou strike.

Ou seja, o mercado de opções faz negociações de compra e venda de um ativo que está dentro do papel.

Por exemplo, se você tiver uma ação da Vale, dentro dessa ação terá outros ativos. Alguns com liquidez e outros não.

Liquidez é um fator determinante para qualquer negociação que você fizer, e é importante ficar atento na bolsa, para saber quais são os ativos que estão sendo mais negociados. Só assim você poderá ganhar dinheiro com Opções.

Como investir em opções
Como investir em opções -Foto de Yan Krukov no Pexels

Como funciona

Cada opção possui um tipo – call ou put, como já vimos acima e também uma data de vencimento, um lote de quantidade mínima para ser negociada e também um preço de exercício.

A negociação de opção pode ser chamada de contrato, pois há um comprador e um vendedor para ela.

Você pode ser comprador ou vendedor, mas é sempre importante se atentar sobre os riscos e retornos que essas posições oferecem, dependendo da estratégia que você adotou, evitando assim, perder dinheiro.

Resumindo, operar opções depende da variação da ação a que elas correspondem.

Analisando uma ação e ela não possuir liquidez para opções, não é um bom negócio. É muito importante que você veja uma opção para que ela possa rentabilizar sua carteira, a ponto que ela fique preparada para grandes movimentos do mercado e também claro, proteger seu capital.

CALL

Quando compramos uma call, você tem direito de comprar o ativo por um certo valor, e quem vendeu tem a obrigação de vende-lo por esse valor.

Ou seja, na opção de compra, você tem o direito de comprar um ativo por preço pré-estabelecido na data do vencimento.

Por outro lado, você não tem a obrigação de comprá-la.

Se você não realizar seu direito de compra até a data do exercício, a opção expira e ela perde seu valor. Porém, se ela estiver abaixo do preço que foi estabelecido no contrato, não vale a pena exercê-la.

PUT

A put permite que o investidor venda o ativo por um preço que foi pré-estabelecido no contrato, mesmo que esse ativo esteja em queda.

Já quando é feita uma compra put tem o direito de vender o ativo pelo preço predeterminado, e quem vende a put se obriga a comprar o ativo pelo preço predeterminado também, se no vencimento, estiver num preço abaixo do contrato. Muitos investidores compram put para se proteger contra as quedas do mercado, que é bem volátil. E é uma boa estratégia, porque com isso, a carteira fica protegida e o investidor não sofre prejuízos se o ativo se desvalorizar.

Por exemplo:

Analisando o investidor que comprou uma opção de venda, adquire o direito de vender o ativo que se refere, e assim paga a quem comprou um valor por isso (chamamos esse valor de prêmio).

Uma pessoa que vende uma opção para receber o seu prêmio, tem a obrigação de comprar o ativo previsto no contrato, mas isso acontece somente após receber um comunicado, anunciando que a posição foi exercida pelo dono da opção.

Um ponto importante para falar, é que as opções de compra, tem mais liquidez do que as opções de venda, no mercado.

Curtiu? Veja como é fácil investir em Opções Binárias

Códigos das Opções

Quando investimos em opções, é importante saber como encontrar as opções em sua corretora, e para isso é preciso saber o código. Os códigos são chamados de ativos, e são identificados pelo prefixo da empresa + uma letra + um número.

Ou seja:

 – O prefixo é o mesmo usado nas ações da empresa, ficando mais fácil de reconhecer e associar a empresa desejada.

 – A letra indica o tipo de Opção, se ela é uma call ou uma put, e também identifica o mês que a opção será exercida.

 – E o número ao lado indica o preço de strike, no qual a opção poderá ser exercida.

Neste sentido, é importante sempre consultar sites especializados para saber exatamente qual o preço do strike, pois nem sempre ele corresponde ao número.

Comprando uma opção de put, você terá lucro quando o mercado estiver em baixa. Um bom exemplo é comprar PUT de BOVA11, que é a cotação das 10 maiores ações da Bolsa de Valores, porém se o mercado cair, essa PUT que você comprou vai valorizar, protegendo seu capital. No entanto, se o mercado subir você perderá o valor da PUT.

Qual diferença entre Opções e Carteira de Ações

A diferença é que quando você tem uma carteira de ações, e escolhe bons papeis para investir, ganha dinheiro quando o mercado sobe. O problema é que acontecem muitas quedas no mercado devido a vários fatores, até internacionais, fazendo com que os papeis percam o preço de forma rápida. Aí você pode perder dinheiro. Sendo assim possível você proteger seu patrimônio e ganhar dinheiro com Opções, mesmo com o mercado em queda.

Por isso, um bom exemplo disso foi o que ocorreu em março de 2020, quando, por conta da pandemia do corona vírus, a bolsa afundou mais de 30% e quem estava comprado em put, teve seu patrimônio investido valorizado em mais de 110x.

Curtiu? Veja como é fácil investir em Opções

Opções Americanas e Europeias

Analisando as opções americanas, o titular pode exercer seu direito a qualquer momento, desde a data que foi lançada a opção até a sua data de vencimento. Em geral as mais procuradas são as opções de compra (calls).

Já quando analisamos as opções europeias, são aquelas que o titular só pode exercer seu direito no vencimento. Esse tipo é encontrado nas opções de venda (put).

Não sabe por onde começar, deixe que um de nossos agentes te ajude!!

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos.

Comments are closed.